Apresentação de novo espaço

07-10-2014 9:10

Apresentação de novo espaço para trabalhos de cariz social

Apresentação de novo espaço

Pelas 18h00 do dia 6 de outubro foi apresentado, no auditório da Sede da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, o novo espaço de trabalho criado para receber os trabalhos de cariz social proporcionados pelo Projeto Estrela Polar e pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos.

O Presidente da Junta, Carlos Moreira, realçou o grande interesse que estas valências têm para a União de Freguesias as quais, pelo trabalho meritório dos elementos que as integram, têm vindo a promover o acesso à literacia informática e apoio ao estudo a jovens até ao 9º ano - Projeto Estrela Polar - e a defender os interesses e direitos dos utentes do Serviço Nacional de Saúde - Comissão de Utentes dos Serviços Públicos.

Amadeu Baptista, do Projeto Estrela Polar, enfatizou que, "desde a criação do projeto em 2008, já formaram cerca de 600 alunos, sendo extremamente satisfatório ver o crescimento dos jovens desde o 1º ao 9º ano, e verificar que os adultos depressa adquirem o gosto pela aprendizagem da informática - que é, cada vez mais, uma ferramenta de trabalho de que não é possível não depender, e que está ao alcance de todos."

Palma Pacheco, da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos, afirmou que "Hoje há um espaço onde podemos "assentar arraiais", um local que permitirá a reunião e discussão dos problemas dos utentes dos serviços públicos, com condições de trabalho".  A Comissão de Utentes, criada em Abril de 2009, tem participado em diversas ações de luta, pela defesa dos interesses e direitos dos utentes, e do Serviço Nacional de Saúde, com objetivos bem definidos, tanto a nível local, como regional e nacional, estando em contacto com outras Comissões de utentes, nomeadamente a do Arco Ribeirinho. Declarou que é gravíssimo o que se passa atualmente no Hospital do Barreiro (Centro Hospitalar Barreiro-Montijo EPE), tendo já reuniões marcadas para planear a realização de uma vigília para denunciar o desaparecimento de valências e o caos que se verifica diariamente nas urgências. Há também que consciencializar mais a população para os problemas da saúde nacional.

No decurso das intervenções dos formadores do projeto Estrela Polar, o professor Mário afirmou que "existem aqui, na medida das possibilidades, 3 vontades: a vossa (alunos), para aprender e evoluir; a nossa (formadores), de disponibilidade e vontade de ensinar; da União de Freguesias, de prestar melhores serviços à comunidade.

O Presidente da Junta, Carlos Moreira, referiu que este será um espaço dinamizado por voluntários que, na sua boa vontade, utilizarão os recursos disponíveis que, não sendo os melhores e mais adequados são, contudo, os possíveis. Referiu ainda que estão a ser equacionadas, no Orçamento para 2015, verbas que permitam a aquisição e modernização dos equipamentos disponíveis.

Atendendo à remodelação do espaço que tem vindo a ser preparado, prevê-se que o início das iniciativas seja realizado a partir do próximo dia 13 de Outubro.

"Isto faz-se da vontade de todos. É importante aprender, e continuar a aprender!".

Carlos Alberto Fernandes Moreira |  Presidente da União de Freguesias