Prevenção da Diabetes Tipo 2

11-02-2020 10:02

Prevenção da Diabetes Tipo 2

avaliação do risco das pessoas com mais de 18 anos

Atendendo à necessidade de inverter a tendência de crescimento da diabetes e das suas complicações em Portugal, a União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena associou-se à Direcção Geral de Saúde no Programa Nacional para a Diabetes no sentido de promover o combate a esta doença crónica e progressiva, que afeta de várias formas toda a população à escala mundial.
O Programa Nacional de Controlo da Diabetes existe, em Portugal, desde a década de setenta, sendo, portanto, um dos mais antigos programas nacionais de saúde pública.
A incidência da diabetes tem vindo a aumentar nos seus principais subtipos, 1 e 2, para o que têm concorrido, nestas últimas décadas, fatores genéticos, ambientais e comportamentais, entre os quais uma alimentação hipercalórica e o sedentarismo, principais condicionantes da obesidade, apesar da maior atenção na sua prevenção e diagnóstico precoce e dos avanços terapêuticos farmacológicos entretanto alcançados.
Junte-se a nós e aceda a https://servicos.min-saude.pt/utente/ e, no menu Plano de Cuidados, aceda a Calculadora de Risco.
Pode também responder à Ficha de Avaliação de Risco aqui disponibilizada.

Se o resultado for Moderado, Alto ou Muito Alto, deverá solicitar marcação de consulta no seu Centro de Saúde, diretamente ou através do SNS 24 (808 24 24 24)

Informação e Questionário