União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena

Dia Mundial do Teatro

27-03-2021 8:03

Dia Mundial do Teatro

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos, online devido à Pandemia Covid 19, e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro.

O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

Sugestões:

HISTÓRIAS VIVAS ARTEVIVA 

No TEATRO SÃO LUIZ, o programa Estar em Casa do São Luiz – Teatro Municipal (https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/estar-em-casa-2/) inclui espetáculos, conversas, performances, visitas guiadas, aulas, cinema e consultórios astrológicos, entre outras iniciativas, que compõem a terceira edição deste programa, agora online e com curadoria da jornalista Anabela Mota Ribeiro e de André e. Teodósio, do Teatro Praga, iniciando-se às 10.00, com a Declaração do Dia Mundial do Teatro, da autoria de Alice Azevedo. O acesso é gratuito e faz-se através do site do São Luiz (https://www.teatrosaoluiz.pt/) entre as 10.00 e as 23.00 de sábado e domingo

No TEATRO NACIONAL D. MARIA II as celebrações começam com a leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro às 9.00, via Facebook e Instagram, seguindo, às 10.00 no Facebook, Os Lusíadas como nunca os ouviu, uma leitura-explicação-reflexão guiada pelo ator António Fonseca. À noite, pelas 21.00, há a transmissão gratuita do espectáculo By Heart, de Tiago Rodrigues. (https://www.facebook.com/TNDMII/)

No TEATRO DO BAIRRO ALTO (TBA), a efeméride é assinalada com o live streaming, às 15.00 e com acesso gratuito, da conferência “O Outro Teatro”: Teatro Experimental em Portugal, por André e. Teodósio. (https://www.facebook.com/teatrodobairroalto)

No TEATRO MUNICIPAL DO PORTO, o programa das festas arranca na sexta com a transmissão gratuita no YouTube e Facebook de Passos em Volta, uma criação de João Garcia Miguel a partir de textos de Herberto Helder. (https://www.facebook.com/teatromunicipaldoporto)

(IN https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/o-dia-mundial-do-teatro-celebra-se-em-casa-e-ha-muito-para-ver... e https://www.timeout.pt/lisboa/pt/teatro/as-pecas-de-teatro-para-ver-esta-semana)