Dia da Implantação da República

05-10-2023 1:10

Dia da Implantação da República

Com a República, surgiu também um novo hino nacional, A Portuguesa, composto por Alfredo Keil.

A implantação da República comemora-se a 05 de outubro, mas a preparação desta espécie de revolução começou logo no dia anterior, a 04 de outubro.

Assim, entre estes dois dias de outubro de 1910, um grupo de militares da Marinha e do Exército começaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, de modo a abolirem o regime vigente, no caso, a Monarquia. A apoiar os militares, estiveram ainda a Carbonária e as estruturas do Partido Republicano Português.

Logo na tarde do dia 05 de outubro era proclamada na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas, em nome do Directório do Partido Republicano Português, República. Assim, no dia seguinte, no dia 6, o regime republicano foi proclamado, inicialmente no Porto e, posteriormente, em todo o país.