Novo Refeitório

27-01-2015 10:01

Novo Refeitório

Inauguração do novo refeitório dos trabalhadores

No passado dia 26 de janeiro, foi inaugurado um novo refeitório na área operacional do Alto do Seixalinho, que contou com a presença da maioria dos trabalhadores.

O Presidente da Junta, Carlos Moreira, começou por agradecer a presença do Sr. Presidente da CMB, Carlos Humberto, dos Presidentes da Assembleia Municipal e de Freguesia, Frederico Pereira e José Antunes, do Vereador Rui Lopo, do Engenheiro Pedro Santarém e das Engenheiras Irene Pinto e Filomena Raposo, bem como dos representantes da Comissão Sindical presentes.

Cumprimentou todos os trabalhadores da União das Freguesias, sem os quais não seria possível conseguir um espaço tão acolhedor e prático, e com tão melhores condições para a tomada das refeições diárias, existindo naquele espaço os equipamentos necessários - talvez não os suficientes, é certo, mas os possíveis - para permitir o aquecimento e até a confeção de pequenas refeições.

"Trabalhamos para conseguir melhores condições de trabalho. Faltam ainda os balneários, tão necessários, e iniciar as obras na delegação da Verderena e no armazém de Santo André, mas estaremos sempre ao lado dos trabalhadores, numa luta que deve ser diária. Parafraseando Pierre Jaccard na obra História Social do Trabalho: «Há invenção, descoberta, crescimento económico e progresso social quando o trabalhador, manual ou intelectual, é dignificado, mas a ruína está próxima quando o trabalhador é menosprezado.»"

Passando a palavra ao Sr. Presidente da CMB, Carlos Humberto, este afirmou que os restantes Vereadores não se encontravam presentes por se encontrarem a cumprir outras tarefas. Agradecendo o convite  deixou duas ideias que considera fundamentais:

"Nunca desistir; nos objetivos difíceis de alcançar devemos batalhar, persistir e nunca desistir. Há imenso a fazer; não vamos conseguir resolver tudo, mas não desistimos de tentar! Quem persiste sempre alcança!

Impossível obter resultados sem os trabalhadores, sem respeito por quem trabalha; trabalhamos no Barreiro para toda a população - cerca de 80 000 habitantes. Só fazendo cumprir os nossos direitos e cumprindo as nossas obrigações, individuais e coletivas, é que conseguiremos um Concelho e Freguesia melhores. Saudações a todos"

O Presidente da Junta, Carlos Moreira, agradeceu a todos e deu início à confraternização entre Executivo, trabalhadores Operacionais e Administrativos.