Dia Municipal do Bombeiro

21-05-2023 7:05

Dia Municipal do Bombeiro

oferta de equipamento DAE

A UFASSAV sabendo a importância da existência de equipamentos que permitem agir mais rapidamente em situações de emergência, ofereceu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Barreiro - CSP um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

(O que é a desfibrilhação?
A desfibrilhação consiste na aplicação de uma corrente elétrica numa vítima em paragem cardiorrespiratória através de um desfibrilhador automático externo, tendo como objetivo reverter a paragem cardíaca. Em consequência, o coração volta a contrair e bombear sangue para o corpo, nomeadamente, para o cérebro e coração.

"Em Portugal, as doenças cardiovasculares constituem um dos problemas de saúde mais graves para a população. A maioria das mortes evitáveis associa-se à doença coronária e ocorre fora dos hospitais.

A fibrilhação ventricular é o mecanismo mais frequente da paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca e o seu único tratamento eficaz é a desfibrilhação elétrica. Nestes casos, a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação."

Fonte: Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa – INEM)