União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena

Prevenção de Acidentes de Trabalho

05-12-2017 14:12

Prevenção de Acidentes de Trabalho

Campanha Ibéria "Prevenção de Acidentes de Trabalho"

A redução dos acidentes de trabalho constitui um dos objetivos estratégicos do Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 – 2020, bem como das Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Espanha e de Portugal.

A nível europeu e, concretamente, em Portugal, continuam a verificar-se elevados índices de sinistralidade laboral que impõem a adoção de medidas que contribuam para a sua diminuição, bem como para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e, simultaneamente, contribuam para o desenvolvimento de empresas mais competitivas.

Importa sensibilizar todos os interlocutores do mundo laboral e da sociedade civil em geral para o número de pessoas que morrem ou ficam gravemente feridas quando estão a trabalhar e para a premência da interiorização, por todos, de uma verdadeira “cultura de prevenção” no trabalho, que passe, nomeadamente, pela implementação nos locais de trabalho de sistemas de gestão de segurança e saúde eficazes.

Neste contexto, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Inspección de Trabajo y Seguridad Social (ITSS) decidiram realizar, durante o biénio 2016/2017, uma campanha conjunta (ibérica, portanto) de informação, sensibilização e inspeção no domínio do combate à sinistralidade laboral, focada na prevenção da ocorrência de acidentes de trabalho, com o objetivo de reduzir de forma substancial os índices de sinistralidade laboral em ambos os países.

Neste sentido, pretende-se o envolvimento dos parceiros sociais no desenho e desenvolvimento desta campanha, sem prejuízo da realização de ações inspetivas, no estrito quadro da sua autonomia e independência.

Entende a União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena que esta é uma questão pertinente, de importante divulgação junto dos seus fregueses e munícipes em geral, pelo que aqui ficam os links para vídeos demonstrativos e informativos relativos a:

Acidente de trabalho por soterramento 

Acidente de trabalho por intoxicação

Acidente de trabalho por queda em altura / queda a diferente nível

Acidente de trabalho por eletrocussão

Acidente de trabalho por atropelamento / capotamentoesmagamento

Acidente de Trabalho por asfixia

Acidente de trabalho por aprisionamento

Acidente de trabalho por incêndio em polidesportivo

Riscos profissionais na atividade de manutenção de povoamentos florestais

Riscos profissionais na atividade de florestação

Riscos profissionais na atividade de exploração florestal

mais informação disponível em http://www.act.gov.pt