Dia da Defesa Nacional

22-02-2021 11:02

Dia da Defesa Nacional

Dia da Defesa Nacional - Editais de convocação

No âmbito da política de gradual desconfinamento adotada pelo XXII Governo Constitucional, e na senda da retoma das atividades escolares, económicas, sociais e culturais, o Dia da Defesa Nacional irá recomeçar a sua atividade normal a partir do dia 3 de maio.

Assim, todos/as os/as cidadãos/ãs que, a partir do dia 3 de maio, sejam convocados/as para um dos nossos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, deverão comparecer nos locais indicados nos Editais de Convocação que estão afixados nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Postos Consulares e online.

(A suspensão do Dia da Defesa Nacional havia sido prolongada, para todos/as cidadãos/ãs convocados/as a cumprir o dever militar, até 30 de abril de 2021. Estes devem, em dezembro deste ano, consultar a sua situação nos editais online em: https://ddn.dgrdn.gov.pt/ddn_editaispesq.aspx)

O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

Acções de formação para informá-lo sobre:

• A Defesa Nacional
  • As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afectos
  • As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efectivo

A comparência ao DDN é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional ocorre nas datas para as quais os jovens, de ambos os sexos, são notificados através dos editais de convocação, publicados no concelho e freguesia de residência.

Pesquisa pelo nº de identificação civil e/ou nome aqui

Mais informação aqui