Passeio Sénior 30 OUT

31-10-2014 14:10

Passeio Sénior 30 OUT

Passeio Sénior realizado à descoberta das Salinas de Rio Maior, e visita ao mercado das Caldas da Raínha

Num belíssimo dia de sol, foi com grato prazer que após breve paragem para pequeno almoço chegamos às Salinas de Rio Maior - também conhecidas por Salinas da Fonte da Bica, situadas a 3 Km de Rio Maior.

Originárias numa mina de sal-gema, muito extensa e profunda, esta é atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço. Deste, desde 1177 - data da sua venda aos Templários" - extrai-se água sete vezes mais salgada que a do mar a qual, exposta ao sol e ao vento nos talhos, e consequente evaporação, dá origem ao sal que é recolhido e deixado a secar em pirâmide, até ao seu armazenamento.

Dos típicos armazéns de sal, todos em madeira com escoras de tronco de oliveira, se criaram pequenas lojas de artesanato e venda de produtos regionais e de sal - apenas 4 se encontram em funcionamento para armazenamento de sal (geridos por uma cooperativa dos marinheiros).

Após pequenas curiosidades - como o seja a explicação sobre a fechadura de madeira que se pode encontrar em todos os armazéns ali existentes - passeamos pelo recinto das Salinas, onde quem quis aproveitar adquiriu artigos diversos e sal.

Seguimos para as Caldas da Rainha, e realizamos uma breve paragem junto ao jardim do Hospital Termal daquela localidade fundado pela raínha D. Leonor em 1485, após o que seguimos para o restaurante A Lareira, sito em Nadadouro.

Após um farto almoço deu-se início ao baile convívio entre os idosos participantes, o qual se estendeu até às 19h00, hora de repor forças com um delicioso lanche, antes de partirmos em direção a casa.

Numa pequena intervenção, Sr. António Marques - membro do Executivo responsável pela Ação Social - agradeceu a participação de todos, salientando o sucesso da iniciativa que granjeou mais de 200 participantes, reformados, que "trabalharam uma vida inteira em prol do País", e informou sobre a realização de outras iniciativas no território da Uião de Freguesias ao longo do ano, nas quais conta com a participação da população..

O Presidente da Junta, Sr. Carlos Moreira, após saudar os membros do executivo presentes - António Marques, do pelouro da Ação Social e responsável pela iniciativa, Alice Gomes (Educação), Cláudia Antunes (Cultura), agradeceu também a participação dos presentes e relembrou o serviço dos trabalhadores que são "muito importantes para a realização destas iniciativas." "Nós idealizamos, mas são os trabalhadores que concretizam: desde o pessoal técnico ao pessoal operacional. Os trabalhadores são parte central do projeto das Autarquias Locais que se querem desenvolvidas!"

Relembrou as iniciativas, não só de cariz social, previstas para as épocas festivas que se aproximam: o Magusto - em fase de organização, o  Programa de Natal, entre outras que possam ser consideradas. Informou sobre as dificuldades verificadas no ano de 2013 aquando da iluminação natalícia nas artérias da União de Freguesias que, conforme solicitação da EDP, exige a colocação e pagamento de um contador por iluminária, apesentando um custo muito grande que não se pode assumir. "Esta questao também prejudica o pequeno comércio."

Finalizou agradecendo o bom serviço prestado pelo pessoal do restaurante, pelo músico, por todos quantos tiveram papel na organização do evento e desejou uma boa continuação do convívio e que o regresso a casa fosse feito em segurança.

Todos os participantes se divertiram ao longo de todo o dia, conforme palavras de apreço recebidas, e agradeceram as palavras com uma entusiástica salva de palmas.

Estamos certos de que futuras iniciativas terão sempre o apoio e a participação da população.