Atividade de Leitura Assistida por Animais

13-04-2018 9:04

Atividade de Leitura Assistida por Animais

A União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena promoveu, no passado dia 12 de abril, em colaboração com o Projeto Estrela Polar e a Patas Terapêuticas, uma atividade de leitura assistida, de motivação e interesse na leitura, no âmbito do Dia internacional da literatura infantil (celebrado no dia 2 de abril), dinamizada pela psicóloga Sara Sécio e a sua cadela terapeuta Molly, com crianças utentes do grupo de apoio ao estudo do Projeto Estrela Polar.

Foram trabalhados os livros “A Cidade dos Cães” de Luísa Ducla Soares e “A vida de um Cão” – Guia completo dos 0 aos 15 anos.

Esta intervenção teve como objetivos gerais:

· Despertar nas crianças interesse pelos livros e pela leitura e despertar emoções positivas no ambiente de leitura.

· Adquirir competências de leitura e incentivar o desejo e o prazer de ler.

· Criar vínculos entre as crianças e os animais.

A Terapia Assistida por Animais é uma intervenção dirigida por objetivos, na qual um animal que obedece a critérios específicos é parte integrante do processo de tratamento. É projetada para promover o bem-estar físico, social, emocional e/ou o funcionamento cognitivo de indivíduos ou grupos, sendo uma intervenção devidamente planeada e avaliada.

Os animais podem contribuir para atingir objetivos que visem desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais do sujeito e do grupo e fomentar as interações sociais, estimular a participação e as interações dos indivíduos melhorar as habilidades motoras finas e o equilíbrio, estimular as funções cognitivas (memoria, atenção concentração, linguagem, pensamento), aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade, minimizar a solidão, melhorar a interiorização de conceitos (p.e. como número, tamanho e cor), contribuir positivamente para trabalhar a memória a longo e curto prazo, trabalhar com grupos com comportamentos de risco, facilitar a dinamização de atividades educativas, etc.

A Equipa e O Projeto

A Patas Terapêuticas: https://patasterapeuticas.wixsite.com/patasterapeuticas

O Projecto Estrela Polar: Rua Bartolomeu Dias nº 22 C, Alto do Seixalinho, Barreiro