Dia B | 25 e 26 maio

23-05-2018 11:05

Dia B | 25 e 26 maio

Dia B | Uma Cidade a Pulsar

O Dia B conta com mais de 8000 inscritos, voluntários, distribuídos por mais de 100 ações nas escolas do Concelho e espaços públicos. Conta, também, com mais de 20 parceiros a “dar movimento ao B”.

Este ano vai nascer um pomar pedagógico, no Parque da Cidade.

O pomar comunitário do Bairro 25 de Abril será alvo de manutenção por parte de miúdos e graúdos, ação que espelha o encontro de gerações constante nesta edição.

As comunidades educativas da EB 2/3 Quinta Nova da Telha e do Colégio Minerva juntam-se à Associação NÓS e à Casa dos Rapazes para plantar várias árvores de fruto com o compromisso de cuidar do pomar durante todo o ano. A eles associam-se os Fuzileiros para reparações de alguns muretes nas zonas circundantes.

Os alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça dedicarão parte do seu tempo às crianças e jovens do Centro de Acolhimento “O Palhacinho” e o Instituto dos Ferroviários. Participarão, também, na pintura do Centro Social de Santo António e na preparação do mural que irá acontecer no Pateo Albers.

EB 2/3 Álvaro Velho, ES Augusto Cabrita e EB 1º Ciclo Santo António da Charneca recebem murais artísticos de arte urbana, entre muitos outros projetos que decorrerão nos seus pátios com o envolvimento de milhares de alunos.

O Agrupamento de Escolas de Santo André decidiu “abraçar” as árvores da EB Telha Nova 1 com “explosão de lãs” que promete dar cor ao recreio. A este projeto juntam-se utentes da Persona, associadas da AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, alunos, avós, pais e amigos. Esta ideia teve como base o apelo à preservação da natureza. Aqui também se vão realizar pinturas de azulejos e murais.

As associações de pais aceitaram o desafio e, também elas, estarão presentes no Dia B com projetos próprios, exemplo disso serão a Associação de Pais da EB Vila Chã, a Associação de Pais da EB de Santo António e a Associação de Pais da EB Álvaro Velho.

Mas o que mais alegrará os alunos do 1º ciclo será a realização dos seus projetos que se focam, essencialmente, na pintura de jogos tradicionais e murais, ou a criação de hortas pedagógicas, nomeadamente, no JI nº 3 do Alto do Seixalinho, JI da Fonte do Feto, JI Bairro 25 de Abril, EB1 Escola Prof. José Rita Seixas, EB1/JI nº 5 do Barreiro, EB1 nº 8 do Barreiro/JI nº 1 Alto do Seixalinho, EB1/ JI nº 9 do Barreiro, EB1 de Palhais, EB1 de Coina, EB1 da Penalva, EB1 de Cidade Sol, EB1 de Vila Chã, EB1/JI do Barreiro (antiga escola 7), EB1/JI nº 1 do Lavradio, EB1/JI nº 2 do Lavradio, EB1/JI dos Fidalguinhos, EB 2/3 Quinta da Lomba, EB 2/3 Quinta Nova da Telha, EB 2/3 Padre Abílio Mendes, Creche Os Reguilas, Voz do Operário, CAI, O Refúgio dos Fidalguinhos, Jardim dos Príncipes, Creche D. Leonor, Catica.

No dia 26, o Concelho ficará marcado com vários murais que prometem alargar o circuito de arte urbana, bem como com a revitalização das sedes do Movimento Associativo, a limpeza de praias, e, também, outros locais com um potencial enorme de se tornarem novos espaços verdes.

Estas são algumas das instituições que se inscreveram na plataforma do Dia B, além dos inúmeros munícipes e visitantes que vão integrar os vários grupos de participantes que vão pôr a cidade a pulsar: Centro Social de Santo António da Charneca; RSI Catica; NÓS; Clube de Fotógrafos do Barreiro; Escola Conde Ferreira; Coletivo de Arte Urbana da ADAO; SIRB “Os Penicheiros”; SFAL; Escuteiros 1011 Lavradio; Cercimb; Escuteiros 1180 Sta Cruz; Centro Sociocultural do Bairro da Liberdade; Penalvense; UD de Vila Chã; Chinquilho Sempre Fixe; Comissão de Moradores do Alto do Seixalinho; 31 de Janeiro “Os Celtas”; Grupo Desportivo Estrelas Areenses, URCD de Coina; Proprietários do edifício na Rua dos Combatentes da Grande Guerra; ADC Gasoline; Grupo informal da Horta Comunitária; Clube Naval; Clube de Pesca Desportiva Copacabana; Espaço L; Grupo dinamizador da Quinta da Areia; Escuteiros 74 Santa Maria; Escuteiros 927 Santo André; Escuteiros 586 Palhais e “Os Leças”.

Os murais contarão com os artistas: Tota, Grow Art e, convidados, Miguel Amado, Luís Felix, Another, Amy Hugh, Rita Ferro, Jonathan Namur, João Fernandes, Filipe Oliveira, Adilson, Iuri Coelho e Pipa.

Mais uma vez este projeto tem a colaboração de vários parceiros, são eles: Adhesive Design, ADP – Fertilizantes, Agência Decisões e Soluções - Moita, AKI, Amarsul, EGEO, CP, Forum Barreiro, Marcontin, McDonald’s, Montana Lisboa, Opticalia Santamaria, Padaria André, Papelaria Universal, Pastelaria Moderna, Pingo Doce, Retail Planet, Sotkon Portugal - Sistemas de Resíduos, S.A., TCB, e, os órgãos de Comunicação Social, Rostos e Notícias de Cá e de Lá.

In https://www.cm-barreiro.pt/pages/792?news_id=6943

Acompanhe esta ideia através do site

https://diab.cm-barreiro.pt ou https://www.facebook.com/DiaB.MovimenteEstaIdeia